Certificado pelas principais associações dos Estados Unidos

Impacto das redes sociais na autoestima

O texto explora como as redes sociais podem afetar negativamente a autoestima, promovendo comparações prejudiciais e dependência de validação externa, além de destacar o papel da hipnose na reconstrução de uma autoestima saudável.
redes sociais na autoestima

As redes sociais estão se tornando cada vez mais uma parte essencial de nossas vidas, mas ao passar muito tempo nessas plataformas nossa autoestima pode ser diretamente afetada de maneira negativa. Isso acontece porque nos comparamos constantemente com os outros, seus resultados e estilo de vida, o que pode nos fazer sentir inadequados ou insatisfeitos.

Passar horas rolando o feed pode nos expor a imagens e mensagens que nos fazem sentir pressionados a ser perfeitos. Muitas vezes, as pessoas só mostram o lado bom de suas vidas, criando uma ilusão de perfeição que pode nos fazer sentir mal conosco mesmos, afetando diretamente em nossa autoestima e gerando ansiedade por consumir conteúdos que faz com que a gente se compare a realidade do outro diariamente. Isso pode levar a uma sensação de não sermos bons o suficiente ou de que nossa vida não é tão interessante quanto a dos outros. 

Quando usamos as redes sociais de forma excessiva, entramos em uma espécie de ciclo vicioso de dopamina no cérebro. Ao receber vários likes, comentários e mensagens, o hormônio é liberado pelo cérebro associando a ação ao prazer e a recompensa. Essa sensação leva a busca constante por mais interações ou por mais conteúdos a serem consumidos, o que pode acabar prejudicando o bem-estar mental e emocional do usuário, e interferir em outras áreas da vida como os relacionamentos pessoais e a produtividade no dia-a-dia. 

Além disso, as redes sociais frequentemente promovem padrões de beleza e sucesso inatingíveis pela grande maioria, contribuindo para uma cultura de comparação constante. A constante exposição a fotos retocadas e estilos de vida glamorosos pode distorcer nossa percepção da realidade, levando-nos a questionar nossa própria aparência e conquistas.

Quando nossa autoestima está ligada à aprovação e validação externas nas redes sociais, entramos em um ciclo vicioso de busca por likes e comentários para nos sentirmos bem conosco mesmos. No entanto, essa busca incessante por validação externa pode minar ainda mais nossa autoestima, criando uma dependência prejudicial da aceitação online.

 

O papel da hipnose na recuperação da autoestima

Através da hipnoterapia, podemos reprogramar nossa mente para pensar de maneira mais positiva e construtiva. Isso significa deixar de lado as comparações prejudiciais e aprender a valorizar quem somos, independentemente das expectativas impostas pelas redes sociais.

Com essa abordagem, o profissional deve trabalhar para superar pensamentos negativos e construir uma imagem mais saudável de nós mesmos. Com o tempo, a hipnose pode ajudar a desenvolver uma autoestima mais forte, duradoura e confiante. 

Para saber mais sobre como a hipnose pode auxiliar na reconstrução da autoestima, clique aqui ou agende uma consulta através do Whatsapp: (71) 9 9944-2345

Mais posts

Fortalecendo a resiliência

Fortalecendo a resiliência

A hipnose clínica é uma ferramenta eficaz para fortalecer a resiliência emocional e mental. Através de técnicas de relaxamento e reestruturação de crenças, a hipnose ajuda os indivíduos a enfrentar desafios com maior adaptabilidade e determinação, promovendo uma saúde mental positiva e um maior bem-estar.

Hipnose no tratamento da neuralgia do trigêmeo

Hipnose no tratamento da neuralgia do trigêmeo

A hipnose clínica pode ser uma solução eficaz para o tratamento da neuralgia do trigêmeo, oferecendo alívio da dor intensa e aguda. Utilizando técnicas de relaxamento e sugestão, a hipnose ajuda a alterar a percepção da dor, reduzindo a frequência e intensidade das crises, e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

TOC: como a hipnose pode ser a chave para o alívio

TOC: como a hipnose pode ser a chave para o alívio

A hipnose clínica pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Ao induzir um estado de transe, a hipnose permite que o paciente reestruture padrões mentais e enfrente crenças irracionais, resultando em uma redução das obsessões e compulsões e ajudando a restaurar o controle sobre a vida.

Como superar os vícios

Como superar os vícios

A hipnose clínica é uma abordagem eficaz para tratar vícios, ajudando a reprogramar padrões de pensamento prejudiciais e enfrentar as causas subjacentes da dependência. Ela oferece uma alternativa no tratamento de vícios como álcool, tabaco, e comportamentos compulsivos, permitindo uma recuperação mais profunda e duradoura.

Newsletter