Talvez você já tenha se pegado pensando em como um determinado comportamento seu se parece com a forma de agir de um familiar próximo como pai ou mãe, ou talvez você já tenha observado que os seus filhos estão agindo de maneira cada vez mais semelhante a sua. Esse é o chamado padrão de repetição comportamental, que é desenvolvido ao longo da vida de forma inconsciente ao observar a maneira como as pessoas à nossa volta se comportam.
O assunto passa a ser um problema quando começamos a reproduzir uma forma de agir negativa, e talvez o exemplo mais claro possa ser observado numa relação entre pais e filhos. É comum, por exemplo, que os filhos adolescentes se queixem dos hábitos e comportamentos de seus pais, sem saber que os costumes foram herdados, na verdade, dos avós, e reproduzidos de geração em geração.
No entanto, embora pareça uma problemática com uma resolução simples (apenas mudar de comportamento), as causas da questão são muito mais profundas do que o imaginável. Relações familiares traumáticas na infância, maus tratos, ambientes violentos e negligência sentimental, são alguns fatores que podem ser cruciais para definir como a criança irá se comportar no futuro, podendo gerar comportamentos limitantes na vida adulta.
Atenção aos sinais
Ainda que não seja simples conseguir se enxergar como alguém que reproduz um padrão, há alguns sinais relacionados à construção familiar que apontam para esse sentido. Dificuldade em estabelecer diálogos, proibições exageradas, modelo mental limitante, medos excessivos, falta de compreensão e explosões de raiva, são apenas alguns dos alertas que podem indicar que na verdade, o seu modo de agir foi ‘’herdado’’ de alguém. Esse padrão pode ser observado no desenrolar da série da Netflix “Bebê Rena”, onde é possível ver o personagem principal envolto em suas próprias questões pessoais tentando entender o seu comportamento.
Assim, quando trazemos o assunto para a vida real num cenário familiar, vemos que os filhos de quem reproduz um determinado comportamento, tendem a observar e também reverberar a mesma conduta de forma totalmente inconsciente, fazendo com que futuramente em sua nova família, eles sejam exatamente o espelho daquilo que viveram quando mais novos, e que muitas vezes reprovaram.
Caminhando para a solução
A terapia em suas diversas abordagens é uma grande aliada para auxiliar na quebra do padrão comportamental. A hipnose clínica, por exemplo, é uma modalidade de tratamento que tende a acessar as memórias mais profundas de um indivíduo, de forma segura, confortável e responsável, a fim de identificar as questões que não foram resolvidas e enfim trazer uma solução.
O objetivo profissional dessa abordagem, é fazer com que o paciente consiga enxergar qual padrão reproduz e porque reproduz, para só então aprender a identificar esses comportamentos de forma consciente e restabelecer as relações afetadas bem como a relação consigo mesmo.
Para saber mais sobre a hipnose clínica e tirar dúvidas a respeito do assunto, clique aqui ou marque uma consulta através no Whatsapp: (71) 9 9944-2345